Terceiro Encontro - 19/03
- Álbum de Família
- 21 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Link para o vídeo do 3º Encontro: https://youtu.be/wwqq_dP_OO8
Salve Turma!
Temos 15 dias para finalizar a criação e caminhar com a confecção dos Álbuns para o Quarto e último Encontro, dia 02/04, que tratará da encadernação.
Seguem Dicas e Propostas de práticas para irem desenvolvendo e consolidando suas pranchas e álbuns nesse período:
Á partir de sua paleta de cores do projeto, defina as cores das páginas individuais;
Defina que texturas quer obter e quais materiais darão o efeito desejado - sempre faça testes em folhas iguais que usará no seu projeto;
Escolha papeis adequados para os materiais que for usar para cores e texturas de fundo (tintas, sprays, gel, outros);
Monte e fotografe o seu storyboard, colocando as páginas em sequência;
Imprima seu storyboard, cole na parede ou num lugar que possa consultar com constância;
A medida que for avançando na aplicação de fundos e texturas, faça breves testes no storyboard para ver como estão os contrastes de cores, o dialogo dos elementos, como dos recortes com texturas e com os outros recortes e desenhos e visualizar a composição geral da página.
Sempre fotografe seus testes de composição para ter registro das possibilidades que lhe agradam e se referir a elas durante o processo de definição da criação;
Estabeleça em cada página sua margem de 2cm de costura e vinco, conforme gráfico do post do segundo encontro, para orientar sua composição. Não cole recortes nessa margem, dificultará a vincagem e dobra da folha e a costura.
Observe o fluxo de frente e verso de suas páginas:


Quanto as opções de folhas a serem utilizadas:
Colar duas folhas de papel, uma para a frente, outra para o verso:
Pintar 1 folha de maior gramatura só de um de lado e pintar outra folha de menor gramatura. Lembre-se que você vai colar uma folha na outra, então não pode ser muito fina, pois encharcam, enrugam e dificultam a colagem.
Caso opte por montar sua página com 2 papéis de diferentes tamanhos, você pode refilar depois de deixar secar na prensa. O desafio é dar um corte certeiro, com estilete muito afiado, mão firme, base de corte para não ficar com suas páginas tortas;
Para colar uma folha na outra, fixe a folha mais grossa na mesa com fita crepe, passe cola na folha grossa, cole a mais fina sobre a mais grossa. Use régua para guiar a folha sendo aplicada e e um pano seco para eliminar bolhas. Coloque na prensa.
Usar uma só folha para a frente e verso:
Use folha de maior gramatura, pois vai receber materiais de ambos os lados;
Cuidado para não vazar tintas e materiais para o outro lado da folha;
Sempre use o guia do storyboard impresso para saber qual é a frente (as pares) e o verso (as Ímpares) de sua folha; Marque suas margens de 2cm em ambos os lados.
Não se esqueçam da folha de papel vegetal para colocação entre páginas.
Elas servem para proteger que a arte de cada página não manche a outra, como pausa entre artes e como referência aos antigos álbuns de retratos.
Podem ser utilizado para alguma interferência de desenho, mas não aceitam cola ou tinta molhada. Canetas nanquin, carimbos com tinta de almofada são aceitos. Lembre-se em termos de composição, que a página vegetal divisória vai dialogar com sua página da esquerda e da direita.
O ideal é o papel vegetal de 90 gramas, para o peso ficar compatível com a gramatura mais pesada das páginas com arte e a "pega" do álbum fluir. ("pega": interação tátil com o livro, sensação de peso do livro como um todo, a proporção de peso entre as diferentes páginas e capa, o fluxo do foliar).
Caso forem pintar sua base, lembrem-se:
Depois de pintar, deixe secar bem. Quando seco, ponha em saquinhos, verso com verso, e coloque para prensar 24hs sob pilha de livros;
Aplique a textura e coloque para prensar do mesmo modo, repetindo a prensa sempre que houver aplicação de camadas e sobreposição de outros materiais;
Pinte os fundos com cores claras para destacar as texturas a serem aplicadas por cima;
Pinte e texturize o fundo de uma folha extra por página do álbum, para fazer testes;
Lembre-se que cada camada de pintura, textura, colagem de recortes, interferência de materiais aumentará o peso da sua folha e a flexibilidade do vinco da margem de 2cm para dobragem e costura;
Quando for colar seus elementos recortados na página pintada e texturada:
Certifique que suas folhas estão secas, bem coladas e bem prensadas.
Organize e disponha seus recortes na página, como pretende cola-los, fotografe para registrar a posição e relação deles com texturas e outros elementos, servindo de guia na hora de colar.
Tenha sempre um pano úmido para limpar as mãos e a bancada e pano um seco para tirar excessos de cola do papel;
Tenha um pote com água para colocar os pincéis de passar a cola, seque bem antes de passar cola de novo;
Use uma base de plástico, acetato ou raio x para passar a cola. Não use papel como base. Limpe a base com um pano úmido entre colagens dos recortes;
Sobre as texturas das pranchas, a pintura acrílica é a preferida de Pati, até porque se acontece algum imprevisto, algum erro, é mais fácil para fazer os ajustes, com mais camadas de tinta, por exemplo.
Outra técnica também bastante visível nos trabalhos é o uso do estêncil com esponjinha ou mesmo com spray. A ilustradora gosta ainda de fazer carimbos com recortes de EVA para marcar as páginas com uma diversidade de desenhos.
Vale lembrar que durante o processo com as tintas é sempre importante retirar bem o excesso do carimbo. Lembre-se que tem o tempo de cura, de secagem. Enquanto uma página seca, você pode ir produzindo outra.
Em algumas situações o lápis de cor ou canetinha pode ser um recurso para colorir as fotos e desenhar sobre elas.
Uma dica para as colagens: a regra é sempre de baixo para cima, as coisas que estão atrás na ideia são as primeiras que devem ser coladas.
Pati ainda gosta de misturar nas composições a tipografia (desenhos de letras), outra técnica para incrementar as texturas.
Estes foram apenas alguns dos exemplos citados por Pati Peccin de como produzir as páginas do álbum com diferentes técnicas. São possibilidades, mas, como ela lembra, existem várias outras. Vai da criatividade de cada pessoa.



MATERIAIS PARA ENCADERNAÇÃO PARA O PRÓXIMO ENCONTRO


Estilete;
Régua de metal;
BASE PARA CORTE ou TAMPO DE VIDRO;
Ferramenta para perfurar as folhas:
Furador de folhas para encadernação: Furador para encadernação – Corrupiola
Furador Caseiro: Agulha grossa com rolha de cortiça (http://www.estudiobrigit.com.br/2018/12/como-fazer-furador-manual-caseiro.html);
Agulha de tapeçaria n.22 para a costura do caderno;
Linha para costura do álbum:
Cordão encerado 100% algodão n.1 ou
Linha urso 100% algodão n.00 ou
Qualquer linha grossa, como linhas de estofamento e couro. O ideal é que sejam mercerizadas ou enceradas, que resistam a costura sem desfiar e sejam compatíveis com a agulha n.22;
E.V.A., papelão corrugado, isopor ou papel paraná grosso para base de apoio para furação das folhas;
PAPEL KRAFT OU SIMILAR para fazer de gabarito;
Ferramenta para vinco e dobra das folhas:
Vincadeira caseira: clips de papel
2 pregadores tipo borboleta
A Corrupiola fabrica ferramentas de encadernação, para quem interessar em investir no furador e vincadora/dobradeira: https://corrupiola.com.br/
REFERÊNCIAS GERAIS citadas no Terceiro Encontro
Artista Rosana Paulino, que trabalha com bordado e outras interferências sobre foto e fala do silenciamento e apagamento da memória da participação da população negra na sociedade brasileira.
Livro de Artista: embora com objetivos narrativos variados e distintos de um álbum de família, porém ambos tem a mesma estrutura organizacional das idéias: mapa mental, mapa de referências e storyboard.
Speck: Loja de materiais artísticos que apresentam um variedades de estêncil:
Av. Hercílio Luz, 818
https://www.instagram.com/speckloja/

Comments