Bibliografia
- Álbum de Família
- 29 de mar. de 2022
- 4 min de leitura
A Família Addams: Álbum de Família
por Charles Addams(Autor), Érico Assis(Tradutor)



Uma família peculiar, excêntrica, acolhedora, engraçada, apaixonada por bichinhos nada convencionais, com regras e rituais próprios. Uma família muito unida. Uma família como a nossa. É com essa identificação poderosa que a Família Addams tomou o coração de várias gerações. Essa história começa muito antes dos seriados de TV, filmes icônicos e animações, quando a Família Addams frequentava as páginas de jornais.
Charles Addams, o célebre criador da família mais adorada do mundo, publicou a primeira tirinha em 1938 na New Yorker. Ano após ano, ele usou sua habilidade artística para criar um universo simultaneamente macabro e mundano com figuras deliciosamente avessas às convenções sociais, mas muito verdadeiras e afetuosas. Morticia, Gomez, Vandinha, Feioso, Tio Chico, Mãozinha, Primo It... todos esses personagens excêntricos se moldaram nas mãos de Charles Addams, e pularam das páginas para as telas com interpretações inesquecíveis de Carolyn Jones, John Astin, Lisa Loring, Anjelica Huston, Raúl Julia, Christina Ricci, Christopher Lloyd e tantos outros que eternizaram esta família singular.
A Família Addams: Álbum de Família, lançamento especial da DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes, é o primeiro livro já publicado que traz a história completa da família mais macabra e querida da cultura pop. Com mais de 200 tirinhas, pôsteres, sketches, cartões e capas criadas por Charles Addams ― aproximadamente 50 delas nunca antes publicadas e muitas em cores ―, este álbum de família repleto de grandes memórias é perfeito para todos os fãs que não resistem ao estalar de dedos da música tema. O livro traz ainda capítulos dedicados a cronologia de cada personagem, descrições originais e detalhes que nos ajudam a compreender a genialidade e o impacto dos Addams.
A Família Addamssempre tem um lugar à mesa para aqueles de coração peludo e verdadeiro. Com essa família, nos sentimos em casa. E, sempre que estamos juntos, é Halloween.
Macabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha-russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural ― e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra. Saiba mais em macabra.tv.
(texto Amazom)
Sobre fotografia
por Susan Sontag(Autor), Rubens Figueiredo(Tradutor)

Sobre fotografia, ganhador do National Book Critic Circle Award de 1977, é um livro que fez história no âmbito dos estudos da imagem. Publicado originalmente no Brasil em 1983, reúne seis ensaios escritos na década de 70, em que a romancista e filósofa Susan Sontag analisa a fotografia como fenômeno de civilização desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX. O resultado é uma história social da visão, demonstrando seu lugar central na cultura contemporânea. Sontag extrapola os domínios da técnica da fotografia, enfoque que desliga a prática fotográfica do quadro social que a inventa e a consome. Abrangentes e reflexivas, as análises dialogam com a filosofia, a sociologia, a estética e a arte pictórica. A erudição da autora não se traduz, porém, em hermetismo. Seu estilo é simples, direto, leve e sedutor, marca de uma das mais atuantes intelectuais da atualidade. "A realidade, como tal, é redefinida pela fotografia", escreve ela ao discutir as relações entre os acontecimentos e as imagens produzidas a partir deles. Sontag mostra como as noções de fato e representação se embaralham nas sociedades industriais e consumistas, onde "tudo existe para terminar numa foto".
(texto Amazon)
Álbum de família: A imagem de nós mesmos
por Armando Silva

A obra é, principalmente, um estudo sobre a comunicação e a cultura, uma vez que os álbuns retratam os modos e as circunstâncias em que as famílias viveram e se desenvolveram, como cada membro “se mostrou e se arquivou”. O autor recorreu à antropologia, à semiótica, à pesquisa de campo e às teorias da narração contemporânea para captar o papel desempenhado pela fotografia, em especial pelos álbuns de família, nas sociedades latino-americanas. Assim, esta é uma investigação sobre a sociedade e os modos de representação ou auto-representação de seus membros, na medida em que as imagens de um álbum revelam não só a intimidade de uma família, mas também, por extensão, a intimidade de uma sociedade: seus ritos, fetiches, hierarquias, desejos e máscaras, correspondendo ao desnudamento de um inconsciente social.
(texto Amazon)
Álbum de família: Aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos
por Gabriela Romeu (Autor), Catarina Bessell (Ilustrador)



Álbum de família: Aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos
por Gabriela Romeu(Autor), Catarina Bessell(Ilustrador)
Espere aí, minha gente!Para que ter pressa, acelerar?Para seguir em frente, é urgenteesta história melhor recontar.Quantas formas existem de se contar uma história? Álbum de família é uma biografia poética, a biofantasia da trupe familiar Carroça de Mamulengos, uma das mais importantes companhias culturais do País, pela escritora, jornalista, documentarista e crítica teatral Gabriela Romeu, com ilustrações de Catarina Bessell e apresentação de Chico César.O grupo mambembe foi criado há mais de 40 anos, na década de 1970, por Carlos Gomide, o Babau, menino de muitos sonhos, discípulo de mestres bonequeiros do nordeste tradicional, que se enamorou de uma moça de grandes saias rodadas e com ela se aventurou pela arte e pela vida.No espetáculo da vida, nasceram os oito filhos, todos crescidos na estrada, cada um com um talento diferente para desvendar o mundo, todos com o coração nalgum lugar lá dentro a pular a folia dos mestres, a canção das tradições, a confiar em Padim Ciço. Cada menino que vinha ao mundo era pra inaugurar uma cena nova no espetáculo da vida.A primeira edição do livro, ilustrado por Catarina Bessell a partir do baú de fotografias da família Gomide, traz ainda um segundo volume, intitulado Porta-Retratos, com imagens da trupe e um perfil de cada integrante. Esta edição contou com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.ENQUANTO LÊ, PODE OUVIR ALGUMAS CANÇÕES DO CARROÇA DE MAMULENGOS, DISPONÍVEIS GRATUITAMENTE NO SITE DA EDITORA.DEPOIS DE TER O LIVRO, CONHEÇA O PORTA-RETRATOS, COM BELAS FOTOS DE SAMUEL MACEDO E PERFIS DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA.
(texto Amazon)
sonno gigante sonno piccino





Comments