FOTOPINTURA
- Alicia Ferreira
- 23 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2022
Fotografia colorida à mão refere-se a qualquer método de adicionar ''cores''manualmente, a uma fotografia em preto e branco, geralmente para aumentar o realismo da fotografia ou para fins artísticos. A coloração à mão também é conhecida como pintura à mão ou sobrepintura.

Hand-coloured studio photograph of two Japanese women, kneeling on the floor, pictured in front of a folding screen (byobū) and scroll painting (kakemono), with a vase of flowers on a small table between them, captioned 'Flower Lesson'. Photograph by the Adolfo Farsari studio (Yokohama). Yokohama, Kanagawa Prefecture, Japan. Circa late 1880s.
Copyright Pitt Rivers Museum, University of Oxford (1998.99.16)
Considere colorir ou pintar suas fotografias. Vale a pena conferir os links abaixo com exemplos, para se inspirar!
É uma opção de técnica artística relativamente fácil de executar e muito útil para dar vida a fotos esmaecidas, com perda de cor da impressão original ou que não imprimem bem. Mas especialmente, auxilia muito em dar maior destaque, contraste e peso às suas fotos em relação ao fundo e a outros elementos de sua composição.
Os materiais a serem usados para colorir sua foto original ou cópia impressa, como por exemplo: lápis de cor, caneta nanquim, lápis pastel - materiais secos ou gel; ou tintas guache, aquarela, nanquim e canetinhas - materiais aquosos, vão depender do seu tipo de papel, gramatura e textura - glossy ou matte, e se foi impresso com tinta à prova d´água. Fotos originais são sensíveis à água.
Faça testes para ver qual material se adapta melhor ao tipo de papel sendo utilizado e qual resultado artístico melhor te agrada.
A técnica é fascinante e acessível, valoriza as fotografias e a composição como um todo, e oferece um amplo leque de possibilidades de intervenção e reinterpretação das narrativas.
Os links abaixo tem uma série de artigos e fotos maravilhosas que contam a origem, a história e a utilização da arte em diversas culturas.
Em destaque: a presença da técnica na arte fotográfica do Nordeste brasileiro e sua influência na decoração vernacular dos lares da região e, a delicada arte de pintura em foto dos japoneses, influenciado por artistas italianos.
Outra forma de se inspirar e praticar a Fotopintura é a partir dos retratos múltiplos de Andy Warhol, com alto contraste de cores em diversas variações e o contraste com o fundo.
Com tecnologias contemporâneas, Warhol dá continuidade à tradição dos retratos com foto pintura e sua reprodução em massa, praticada por vários estúdios fotográficos em diversos contextos sociais e culturais. Sempre acompanhado de sua câmera polaroid, fotografava seus modelos, ampliando as fotos em várias mídias onde manipulava cores, contrastes e simbologias, reinventando seus personagens e revolucionando a própria arte da Fotopintura com a introdução da linguagem da Pop Art.

Divirtam-se!
Referências
Júlio Santos - Mestre Colorista brasileiro

Ana Farache - Colorista Contemporânea brasileira

Adolfo Farsari - Fotógrafo anglo- italiano
influenciou uma escola de coloristas japoneses

Copyright Pitt Rivers Museum, University of Oxford (1998.99.16)
Outros Artistas Clássicos

The Metropolitan Museum of Art
Andy Warhol



Alguns links interessantes sobre a obra de Andy Warhol, Pop Arte.
.
Esses dois últimos links são exemplos sobre a popularização e massificação do estilo dele, itilizado como exercício em aulas de arte e um aplicativo de manipulacão de fotos dedicado ao estilo Warhol
Comentários