top of page

Dicas para criar Paleta de Referências

Atualizado: 1 de mar. de 2022


Aqui compartilho três exemplos de Mapa Mental para guiar o desenvolvimento da linguagem e da narrativa do Álbum a ser criado por vocês ao longo da Oficina.


Também compartilho uma série de dicas do meu processo de organização e criação, assim como ferramentas, disponíveis on-line sendo algumas gratuitas, que utilizo para cada etapa do processo.


Por questão de dinâmica e limitação de tempo, os Mapas Mentais desenvolvidos individualmente pelos participantes não serão apresentado durante os encontros. Mas devem ser praticados como um exercício para se chegar à paleta de referências e postados no Fórum, onde questões individuais podem ser compartilhadas e discutidas.


Para o próximo encontro, participantes deverão preparar uma apresentação*, de até 4 minutos, contendo a paleta de referências desenvolvida e algumas fotos.


* a apresentação pode ser em plataforma digital, conforme dicas abaixo, ou apresentando as pranchas físicas manualmente na câmera de seu dispositivo.



O mapa mental é um diagrama utilizado para organizar informações de maneira visual. No centro de um mapa mental coloca-se o objetivo ou a ideia central, de onde partem outras informações a ela relacionadas.


1. Nome do Personagem


2. Elenque os subtópicos principais: Características, lembranças e gostos

3. Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico

No Álbum "Amigos", que vou desenvolver ao longo dos encontros, criei todo uma narrativa sobre cada amigo, desde seu trabalho, seus gostos e como a gente se conheceu, no sentido de entender qual a ligação que gerou o convite para essa pessoa estar no meu álbum, uma vez que o Álbum não é só do sujeito, mas sim e principalmente do autor. Essa é a linguagem que vou percorrendo no processo de criação do projeto. Vou estar inventando memórias. Por fim, depois de todos os mapas organizados, vou cruzar algumas referências e pessoas para sintetizar um pouco a pesquisa. Como meu projeto não tem um núcleo principal, farei os mapas individuais, porém se preferirem podem fazer um mapa central, que abrange a todos, a família como um único sujeito.

Uma segunda referência para orientar a construção da narrativa, é sobre a personagem Amélie Poulain, apresentando um percurso mais literário, que vai trabalhar os adjetivos dela, pequenas memórias e manias. Sugiro que vocês utilizem e se baseiem nos dois mapas, cruzando elementos que mais convier ao seu processo. Por exemplo, no primeiro Mapa, a do personagem Aleph, tem mais elementos imagéticos, facilitando o caminho para procurar símbolos relacionados aos personagem.

autor desconhecido


Esse mapa criei para fazer um livro de artista que vou apresentar no próximo encontro, também me serviu para minha última exposição

Os mapas podem ser feitos a mão, ou como descrição (conforme apresentei no 1º encontro) ou apenas listas. No mapa apresentado acima, usei um template baixado para o aplicativo Keynote.

Para quem conhece e tem o aplicativo, o Keynote, é muito fácil e intuitivo de usar.


O aplicativo Canva é uma site magnífico que uso para meus flyers e eles tem um monte de templates bacanas, inclusive para fazer o Mapa Mental. Também edita fotografias e tem templates de apresentações que vocês podem usar para criar sua paleta de referências.


Costumo imprimir as fotos e criar um mural, para que possa olhar todas em conjunto, sentir o clima, começar a entender o que elas me dizem, para assim lembrar o tópicos dos Mapas Mentais e começar a pesquisar minhas referências, respeitando a individualidade de cada um e o nosso enquanto autor e, assim encontrar a unidade do projeto. Outro ponto importante, é fazer um pré-impressão das fotos selecionadas, para verificar como a foto resulta na impressão, para analisar e entender a dimensão em relação à pagina e à outros elementos, a qualidade e a cor da foto, verificar se existe necessidade de correção ou tratamento digital, para então imprimir definitivamente as selecionadas.


Assim que terminar minha paleta referências, compartilho com todos no Fórum.



Sobre pastas de referências, como falei para vocês, prefiro inicialmente usar o Pinterest. Lá vocês podem organizar a pesquisa por pastas, sub-pastas, cor, etc. Tem muita, mas muita referência. Outra funcionalidade é que tem um plug in para Chrome, que quando acho alguma imagem em outro site do Chrome, ele salva diretamente para o Pinterest.


Inclusive vocês podem me seguir, https://pin.it/1B4kfNL .


Cores



Conhecer paleta de cores é muito importante para o sucesso do seu álbum.

Tem vários sites que podem te ajudar a criar a partir de uma cor central, a partir de uma fotografia ou mesmo escolher uma paleta pronta. Eu uso o Adobe Kuler , vocês tem que se cadastrar, caso ainda não tenham uma conta do Adobe, mas existem várias outros sites como o Canva e Color Hunt, por exemplo.


Mas de regra básica e simples:

A Teoria das Cores trabalha principalmente a relação entre cor e luz, ou seja, determina que a cor é uma propriedade da luz e não dos próprios objetos. Então, as cores seriam sensações produzidas pelos nossos olhos e não algo que “existe”, de maneira concreta.

Círculo cromático

A partir dessa observação surge o círculo cromático. Ele contém doze diferentes cores, que ajudam a visualizar quais são as cores primárias, as secundárias e as terciárias que formam o espectro visível.

Neste site temos um resumo bem fácil, vale a leitura: https://www.significados.com.br/teoria-das-cores/



Fotografias


O app Remini é ótimo para restaurar as fotos, mas só no celular, porque se vocês usarem ele no computador vai aparecer a marca d'água



Considerações finais

Caso queiram, já podem imprimir suas fotos, porém eu aconselharia a faze-lo quando tiverem mais noção do que vão fazer.

Sugiro imprimir em papéis de 90gr ou gramatura superior.









Comentários


bottom of page